domingo, 23 de janeiro de 2022

Semeadura Direta para Recomposição da Vegetação Nativa

 

Semeadura Direta para Recomposição da Vegetação Nativa

Q1 M1 O termo “Recomposição da Vegetação Nativa”, presente na Lei Brasileira de Proteção da Vegetação Nativa de 2012 significa:

Escolha uma opção:

a. Recomposição de um ecossistema ou comunidade biológica nativa, degradada ou alterada, à condição não degradada, que deve ser igual a sua condição original.

b. Recomposição de um ecossistema ou comunidade biológica nativa, degradada ou alterada, à condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original. 

c. Recomposição de um ecossistema ou comunidade biológica nativa, degradada ou alterada, à condição não degradada, plantando mudas ou sementes.

d. Recomposição de florestas em todas as situações e podendo usar espécies exóticas.

e. Plantar espécies nativas ou exóticas, com interesse econômico, na área de recomposição.

Questão 2

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q2 M1 Perante a Lei, o produtor ou responsável pela propriedade, pode recompor a vegetação nativa através de algumas possibilidades de métodos, utilizados isoladamente ou em conjunto, são eles:

Escolha uma opção:

a. 1 - a condução de regeneração natural de espécies nativas; 2 - o plantio de espécies nativas; 3 - o plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas; e ainda 4 - o plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, exóticas com nativas de ocorrência regional, em até 50% da área total a ser recomposta. 

b. 1 - a condução de regeneração natural de espécies nativas; 2 - o plantio de espécies nativas; 3 - o plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas; e ainda 4 - o plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, exóticas com nativas de ocorrência regional, em até 70% da área total a ser recomposta.

c. 1 - o plantio de espécies nativas; 2 - o plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas; e ainda 3 - o plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, exóticas com nativas de ocorrência regional, em até 30% da área total a ser recomposta.

d. 1 - a condução de regeneração natural de espécies nativas; 2 - o plantio de espécies nativas; e ainda 3 - o plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, exóticas com nativas de ocorrência regional, em pelo menos 60% da área total a ser recomposta.

e. 1 - a condução de regeneração natural de espécies nativas; 2 - o plantio de espécies nativas; 3 - o plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas; e ainda 4 - o plantio de espécies exóticas lenhosas, na área total a ser recomposta.

Questão 3

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00


Texto da questão

Q3 M1 O diagnóstico ambiental da área de recomposição serve para:

Escolha uma opção:

a. Fazer coletas de solo e descobrir quem fez a degradação.

b. Conversar com o produtor rural para entender quais espécies ele pretende plantar em sua propriedade.

c. Avaliar a capacidade que a área tem de se recuperar e deixar que ela se recupere sozinha.

d. Avaliar as maquinas e insumos disponíveis para a restauração.

e. Avaliar a capacidade que a área tem de se recuperar e entender quais barreiras estão impedindo sua recuperação atualmente. 

Questão 4

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00


Texto da questão

Q4 M1 O diagnóstico socioeconômico da propriedade rural a ser recomposta serve para:

Escolha uma opção:

a. 1 - avaliar os impactos ambientais gerados pela atividade agropecuária; 2- avaliar o perfil econômico do produtor; e 3 - avaliar os objetivos e desejos que o produtor pretende com a recomposição.

b. 1 - avaliar o tamanho do polígono a ser recomposto; 2- avaliar o perfil econômico do produtor; e 3 - avaliar os objetivos e desejos que o produtor pretende com a recomposição.

c. 1 - avaliar as máquinas, insumos e mão de obra disponíveis para as atividade de recomposição; 2- avaliar o perfil econômico do produtor; e 3 - avaliar o tipo de vegetação a ser recomposta.

d. 1 - avaliar as máquinas, insumos e mão de obra disponíveis para as atividade de recomposição; 2- avaliar o perfil econômico do produtor; e 3 - avaliar os objetivos e desejos que o produtor pretende com a recomposição. 

e. 1 - avaliar as máquinas, insumos e mão de obra disponíveis para as atividade de recomposição; 2- avaliar que cultura agrícola é cultivada no entorno da área de recomposição; e 3 - avaliar os objetivos e desejos que o produtor pretende com a recomposição.

Questão 5

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00


Texto da questão

Q5 M1 Se a área de recomposição tiver alto potencial de regeneração natural, o que deve ser feito?

Escolha uma opção:

a. Basta plantar mudas ou sementes de espécies tardias e climácicas. É o que chamamos de enriquecimento.

b. É preciso preparar o solo em área total e plantar mudas ou sementes. É o que chamamos de plantio em área total.

c. Basta cercá-la, construir aceiros, se necessário, e deixar que os processos de regeneração ocorram livremente. É o que chamamos de regeneração natural sem manejo. 

d. Basta plantar mudas ou sementes de espécies de crescimento rápido. É o que chamamos de adensamento.

e. Basta plantar mudas ou sementes de espécies de crescimento rápido. É o que chamamos de enriquecimento.

 Q3 M3 Porque cercar e aceirar uma área de recomposição da vegetação nativa?

Escolha uma opção:

a. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada de animais.

b. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada de incêndios.

c. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada agentes de perturbação, que não impedem a regeneração natural da área.

d. As cercas e aceiros não servem para controlar a entrada agentes de perturbação, que impedem a regeneração natural e prejudicam as espécies plantadas na área.

e. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada agentes de perturbação, que impedem a regeneração natural e prejudicam as espécies plantadas na área. 

Questão 2

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q2 M3 Para cercar animais grandes, como cavalos e gado, e pequenos, como cabras, é preciso:

Escolha uma opção:

a. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cabras; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cavalos e gado; e/ou 3 - cercas elétricas.

b. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cavalos e gado; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cabras; e/ou 3 - cercas elétricas. 

c. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cavalos e gado; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cabras; e 3 - cercas elétricas não servem.

d. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cavalos, gado e cabras.

e. 1 - de dois a cinco fios bem esticados para cavalos e gado; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cabras.

Questão 3

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q3 M3 O que são cercas vivas e mourões vivos?

Escolha uma opção:

a. Plantas semeadas ou plantadas com muita proximidade, geralmente com espinhos ou muito ramificadas e entrelaçadas, funcionam como mourões vivos, enquanto árvores semeadas ou plantadas mais distantes, dando suporte para os fios de arame, funcionam como cerca viva.

b. Plantas semeadas ou plantadas com muita proximidade, geralmente com espinhos ou muito ramificadas e entrelaçadas, funcionam como cercas vivas e mourões vivos.

c. Arbustos semeados ou plantados mais distantes, dando suporte para os fios de arame, funcionam como cercas vivas.

d. Plantas semeadas ou plantadas com muita proximidade, geralmente com espinhos ou muito ramificadas e entrelaçadas, funcionam como cerca viva, enquanto árvores semeadas ou plantadas mais distantes, dando suporte para os fios de arame, funcionam como mourões vivos. 

e. Plantas semeadas ou plantadas mais que dez metros, funcionam como cerca viva, enquanto árvores semeadas ou plantadas com muita proximidade, dando suporte para os fios de arame, funcionam como mourões vivos.

Questão 4

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q4 M3 O que é um aceiro?

Escolha uma opção:

a. Aceirar consiste em fazer uma faixa com vegetação no entorno de uma área específica.

b. Aceirar consiste em fazer uma faixa sem vegetação no entorno de uma área específica, para proporcionar a proteção contra animais grandes.

c. Aceirar consiste em fazer uma faixa sem vegetação ou com vegetação não inflamável no entorno de uma área específica, que proporciona a quebra da continuidade do combustível para o fogo. 

d. Aceirar consiste em fazer um contra fogo para combater um incêndio.

e. Aceirar consiste em fazer uma faixa sem vegetação ou com vegetação inflamável no entorno de uma área específica, que proporciona a continuidade do combustível para o fogo.

Questão 5

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q5 M3 Os aceiros podem ser feitos:

Escolha uma opção:

a. 1 – manualmente com enxada; 2 - semi-mecanizado com roçadeira e mecanizado com trator; 3 – quimicamente pela aplicação de herbicidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados. 

b. 1 – manualmente com roçadeiras e tratores; 2 – quimicamente pela aplicação de herbicidas; ou 3 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados.

c. manualmente com enxada; 2 – semi-mecanizado com trator; 3 – quimicamente pela aplicação de inseticidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados.

d. 1 – manualmente com enxada; 2 - semi-mecanizado com roçadeira e mecanizado com trator; 3 – quimicamente pela aplicação de inseticidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por voluntários.

e. 1 – semi-mecanizado com enxada; 2 – manualmente com roçadeira e trator; 3 – quimicamente pela aplicação de herbicidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados.

 

Q3 M3 Porque cercar e aceirar uma área de recomposição da vegetação nativa?

Escolha uma opção:

a. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada de animais.

b. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada de incêndios.

c. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada agentes de perturbação, que não impedem a regeneração natural da área.

d. As cercas e aceiros não servem para controlar a entrada agentes de perturbação, que impedem a regeneração natural e prejudicam as espécies plantadas na área.

e. As cercas e aceiros servem para controlar a entrada agentes de perturbação, que impedem a regeneração natural e prejudicam as espécies plantadas na área. 

Questão 2

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q2 M3 Para cercar animais grandes, como cavalos e gado, e pequenos, como cabras, é preciso:

Escolha uma opção:

a. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cabras; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cavalos e gado; e/ou 3 - cercas elétricas.

b. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cavalos e gado; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cabras; e/ou 3 - cercas elétricas. 

c. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cavalos e gado; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cabras; e 3 - cercas elétricas não servem.

d. 1 - de quatro a cinco fios bem esticados para cavalos, gado e cabras.

e. 1 - de dois a cinco fios bem esticados para cavalos e gado; 2 – sete fios bem próximos ou telas até 1,40 m para cabras.

Questão 3

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q3 M3 O que são cercas vivas e mourões vivos?

Escolha uma opção:

a. Plantas semeadas ou plantadas com muita proximidade, geralmente com espinhos ou muito ramificadas e entrelaçadas, funcionam como mourões vivos, enquanto árvores semeadas ou plantadas mais distantes, dando suporte para os fios de arame, funcionam como cerca viva.

b. Plantas semeadas ou plantadas com muita proximidade, geralmente com espinhos ou muito ramificadas e entrelaçadas, funcionam como cercas vivas e mourões vivos.

c. Arbustos semeados ou plantados mais distantes, dando suporte para os fios de arame, funcionam como cercas vivas.

d. Plantas semeadas ou plantadas com muita proximidade, geralmente com espinhos ou muito ramificadas e entrelaçadas, funcionam como cerca viva, enquanto árvores semeadas ou plantadas mais distantes, dando suporte para os fios de arame, funcionam como mourões vivos. 

e. Plantas semeadas ou plantadas mais que dez metros, funcionam como cerca viva, enquanto árvores semeadas ou plantadas com muita proximidade, dando suporte para os fios de arame, funcionam como mourões vivos.

Questão 4

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q4 M3 O que é um aceiro?

Escolha uma opção:

a. Aceirar consiste em fazer uma faixa com vegetação no entorno de uma área específica.

b. Aceirar consiste em fazer uma faixa sem vegetação no entorno de uma área específica, para proporcionar a proteção contra animais grandes.

c. Aceirar consiste em fazer uma faixa sem vegetação ou com vegetação não inflamável no entorno de uma área específica, que proporciona a quebra da continuidade do combustível para o fogo. 

d. Aceirar consiste em fazer um contra fogo para combater um incêndio.

e. Aceirar consiste em fazer uma faixa sem vegetação ou com vegetação inflamável no entorno de uma área específica, que proporciona a continuidade do combustível para o fogo.

Questão 5

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q5 M3 Os aceiros podem ser feitos:

Escolha uma opção:

a. 1 – manualmente com enxada; 2 - semi-mecanizado com roçadeira e mecanizado com trator; 3 – quimicamente pela aplicação de herbicidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados. 

b. 1 – manualmente com roçadeiras e tratores; 2 – quimicamente pela aplicação de herbicidas; ou 3 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados.

c. manualmente com enxada; 2 – semi-mecanizado com trator; 3 – quimicamente pela aplicação de inseticidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados.

d. 1 – manualmente com enxada; 2 - semi-mecanizado com roçadeira e mecanizado com trator; 3 – quimicamente pela aplicação de inseticidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por voluntários.

e. 1 – semi-mecanizado com enxada; 2 – manualmente com roçadeira e trator; 3 – quimicamente pela aplicação de herbicidas; ou 4 - a partir de aceiros negros, uma queimada controlada que delimita a área a ser protegida, realizada por brigadistas treinados.

 

Questão 1

Ainda não respondida

Vale 20,00 ponto(s).

Texto da questão

Q1 M5 Para ter uma semente de qualidade é preciso:

Escolha uma opção:

a. 1 - coletar antes do tempo ótimo de maturação morfológica e fisiológica; 2 - beneficiar de forma correta; e 3 - armazenar em recipientes fechados, em salas secas, frescas e livre de predadores.

b. 1 - coletar no tempo ótimo de maturação morfológica e fisiológica; 2 - beneficiar de forma correta; e 3 - armazenar em recipientes fechados, em salas secas, frescas e livre de predadores.

c. 1 - coletar no tempo ótimo de maturação morfológica e fisiológica; 2 - beneficiar de forma correta; e 3 - armazenar em recipientes fechados, em salas úmidas, frescas e livre de predadores.

d. 1 - coletar no tempo ótimo de maturação morfológica e fisiológica; 2 - beneficiar de forma correta; e 3 - armazenar em recipientes abertos, em salas secas, frescas e livre de predadores.

e. 1 - coletar no tempo ótimo de maturação morfológica e fisiológica; 2 - beneficiar de forma correta; e 3 - armazenar em recipientes fechados, em salas secas, frescas e com predadores.

Limpar minha escolha

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 20,00 ponto(s).

Texto da questão

Q2 M5 Para coletar sementes de árvores é necessário:

Escolha uma opção:

a. Usar podão, quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, mas antes de se dispersarem, nos casos de sementes e frutos carnosos ou com dispersão por explosão.

b. Usar podão, sempre estendendo uma lona em baixo, quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, mas depois de se dispersarem, nos casos de sementes e frutos alados ou com dispersão por explosão.

c. Usar cutelo, sempre estendendo uma lona em baixo, quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, mas antes de se dispersarem, nos casos de sementes e frutos alados ou com dispersão por explosão.

d. Usar podão, quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, mas depois de se dispersarem, nos casos de sementes e frutos alados ou com dispersão por explosão.

e. Usar podão, sempre estendendo uma lona em baixo, quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, mas antes de se dispersarem, nos casos de sementes e frutos alados ou com dispersão por explosão.

Limpar minha escolha

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 20,00 ponto(s).

Texto da questão

Q4 M5 O que são sementes ortodoxas?

Escolha uma opção:

a. Sementes que podem ser armazenadas por até 3 meses, sem perder viabilidade e germinabilidade.

b. Sementes que podem ser armazenadas por até 1 ano, mas perdem viabilidade e germinabilidade no ano seguinte.

c. Sementes mais difíceis de armazenar, duram apenas poucas semanas antes do plantio.

d. Sementes que podem ser armazenadas mais que seis meses, muitas delas por muitos anos, sem perder viabilidade e germinabilidade.

e. Sementes fáceis de armazenar por alguns meses, mas ficam praticamente inviáveis no ano seguinte.

Limpar minha escolha

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 20,00 ponto(s).

Texto da questão

Q5 M5 As redes que comercializam sementes nativas executam as seguintes atividades:

Escolha uma opção:

a. 1 - organizar os pedidos; 2 - preparar a lista de espécies, com base no diagnóstico ambiental; 3 - fazer a coleta de sementes; 4 - fazer o controle de qualidade das sementes; e 5 - garantir a logística de entrega das sementes.

b. 1 - organizar os pedidos; 2 - preparar a lista de espécies, sem diagnóstico ambiental; 3 - fazer a coleta de sementes; 4 - fazer o controle de qualidade das sementes; e 5 - garantir a logística de entrega das sementes.

c. 1 - organizar os pedidos; 2 - preparar a lista de espécies, com base no diagnóstico ambiental; 3 - repassar a demanda de sementes para os coletores; 4 - fazer o controle de qualidade das sementes; e 5 - garantir a logística de entrega das sementes.

d. 1 - organizar os pedidos; 2 - preparar a lista de espécies, com base no diagnóstico ambiental; 3 - repassar a oferta de sementes para os coletores; 4 - fazer o controle de qualidade das sementes; e 5 - garantir a logística de entrega das sementes.

e. 1 - organizar os pedidos; 2 - preparar a lista de espécies, com base no diagnóstico ambiental; 3 - repassar a demanda de sementes para os coletores; 4 – não fazer o controle de qualidade das sementes; e 5 - garantir a logística de entrega das sementes.

Limpar minha escolha

Q1 M8 Para tomar boas decisões de manejo e melhorar as próximas semeaduras, o que é importante monitorar nas áreas semeadas nos dias e meses seguintes a implantação?

Escolha uma opção:

a. 1 – se as sementes estão todas sobre o solo; 2 - se as sementes estão sendo predadas, arrastadas pela chuva ou se começaram a emergir e ressecaram por dias sem chuva; 3 - se a emergência está bem distribuída ou se existem falhas; 4 - se plantas recém germinadas foram cortadas por formigas; e 5 - se plantas invasoras voltaram e quais são elas, seu tamanho médio e porcentagem de cobertura.

b. 1 – a profundidade das semente no solo; 2 - se as sementes estão sendo predadas, arrastadas pela chuva ou se começaram a emergir e ressecaram por dias sem chuva; 3 - se a emergência está bem distribuída ou se existem falhas; 4 - se plantas recém germinadas foram predadas ou pisoteadas, e por qual animal; e 5 - se a cobertura de dossel esperada pelos indicadores dos estados já foi alcançada.

c. 1 - a profundidade das semente no solo; 2 - se as sementes estão sendo predadas, arrastadas pela chuva ou se começaram a emergir e ressecaram por dias sem chuva; 3 - se a emergência está bem distribuída ou se existem falhas; 4 - se plantas recém germinadas foram predadas ou pisoteadas, e por qual animal; e 5 - se plantas invasoras voltaram e quais são elas, seu tamanho médio e porcentagem de cobertura. 

d. 1 - a profundidade das semente no solo; 2 - se as sementes estão sendo predadas, arrastadas pela chuva ou se começaram a emergir e ressecaram por dias sem chuva; 3 – o número exato de árvores estabelecidas; 4 - se plantas recém germinadas foram predadas ou pisoteadas, e por qual animal; e 5 - se plantas invasoras voltaram e quais são elas, seu tamanho médio e porcentagem de cobertura.

e. 1 - a profundidade das semente no solo; 2 - se as sementes estão sendo predadas, arrastadas pela chuva ou se começaram a emergir e ressecaram por dias sem chuva; 3 - se a emergência está bem distribuída ou se existem falhas; 4 - se plantas recém germinadas foram predadas ou pisoteadas, e por qual animal; e 5 - se densidade de árvores esperadas pelos indicadores dos estados já foi alcançada.

Questão 2

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

 

Texto da questão

Q2 M8 Qual a frequência de visitas a campo necessária para fazer um bom acompanhamento da área implementada com a semeadura direta?

Escolha uma opção:

a. De dois em dois anos.

b. Ao final de cada estação chuvosa.

c. Pelo menos quatro vezes na primeira estação chuvosa, sendo a primeira nos três primeiros dias após a implantação, depois com espaços maiores, quando é mais fácil corrigir falhas. E também nas estações chuvosas seguintes, até a área não precisar de intervenções

d. Semanalmente durante 10 anos.

e. Pelo menos 10 vezes na primeira estação chuvosa, sendo a primeira aos 40 a 50 dias após a implantação, quando é mais fácil corrigir falhas. E também nas estações secas seguintes, até a área não precisar de intervenções.

Questão 3

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

Texto da questão

Q3 M8 Como é feito o controle da mato competição após a semeadura direta de formações florestais?

Escolha uma opção:

a. Em plantios em área total, podem ser utilizados herbicidas seletivos, que matam apenas as gramíneas, aplicação localizada de herbicidas de amplo espectro, ou capina seletiva. Em plantios em linhas ou covetas, podem ser utilizados os métodos já mencionados, ou ainda fazer a capina ou roçada baixa das entrelinhas afetadas. 

b. Em plantios em área total, pode ser utilizada a aplicação em área total de herbicidas de amplo espectro, ou capina seletiva. Em plantios em linhas ou covetas, podem ser utilizados os métodos já mencionados, ou ainda fazer a capina ou roçada baixa das entrelinhas afetadas.

c. Em plantios em área total, podem ser utilizados herbicidas seletivos, que matam apenas as gramíneas, aplicação localizada de herbicidas de amplo espectro, ou capina seletiva. Em plantios em linhas ou covetas, não podem ser utilizados os métodos já mencionados.

d. Em plantios em área total, podem ser utilizados herbicidas seletivos, que matam apenas as gramíneas, aplicação localizada de herbicidas de amplo espectro, ou capina seletiva. Em plantios em linhas ou covetas, podem ser utilizados apenas a capina ou roçada baixa das entrelinhas afetadas.

e. Em plantios em área total, pode ser utilizado apenas a capina seletiva. Em plantios em linhas ou covetas, podem ser utilizados apenas a capina ou roçada baixa das entrelinhas afetadas.

Questão 4

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

 

Texto da questão

Q4 M8 Na semeadura direta o controle de formiga é feito pela:

Escolha uma opção:

a. Aplicação de iscas formicidas que fazem o controle de seus ninhos.

b. Semeadura de espécies para saciá-las, como feijão de porco e guandu, ou que fazem seu controle biológico, como gergelim e tefrósia. Caso essas alternativas não sejam efetivas, utiliza-se bioiscas ou iscas formicidas. 

c. Semeadura de espécies para saciá-las, como gergelim e tefrósia, ou que fazem seu controle biológico, como feijão de porco e guandu. Caso essas alternativas não sejam efetivas, utiliza-se bioiscas ou iscas formicidas.

d. Apenas pela semeadura de espécies para saciá-las, como feijão de porco e guandu, ou que fazem seu controle biológico, como gergelim e tefrósia.

e. Apenas aplicando bioiscas ou iscas formicidas.

Questão 5

Correto

Atingiu 20,00 de 20,00

 

Texto da questão

Q5 M8 Alguns estados criaram protocolos de indicadores ecológicos para serem aplicados a cada dois ou três anos e avaliar se as áreas já podem ser consideradas restauradas. O que geralmente esses protocolos colocam como indicadores?

Escolha uma opção:

a. A estrutura, riqueza e composição original do ecossistema.

b. Apenas a estrutura e riqueza original do ecossistema.

c. Para savanas, é preciso atingir um mínimo de cobertura de dossel com espécies nativas e um máximo para espécies exóticas, e uma densidade e riqueza mínima de regenerantes por hectare. Para florestas, é preciso atingir uma cobertura do solo mínima de espécies nativas e um máximo para espécies exóticas, e uma riqueza mínima de espécies nativas.

d. Para florestas, é preciso atingir um mínimo de cobertura de dossel com espécies nativas e um máximo para espécies exóticas, e uma densidade e riqueza mínima de regenerantes por hectare. Para savanas, é preciso atingir uma cobertura do solo mínima de espécies nativas e um máximo para espécies exóticas, e uma riqueza mínima de espécies nativas.

e. Para florestas, é preciso atingir pelo menos 90% de cobertura de dossel com espécies nativas, 5.000 regenerantes entre 30 e 200 cm por hectare, e 80 espécies por área. Para savanas, é preciso atingir 90% de cobertura do solo por espécies nativas, e uma riqueza de 120 espécies nativas por área. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário